Zé Coco quer Parques Ecológicos para a prática esportiva e melhorias na sinalização de trânsito

Visando a melhoria da qualidade de vida da população e redução dos efeitos danosos do estresse, o vereador José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PV) propõe na Indicação 558/2020 que a Administração Municipal crie parques ecológicos autônomos ou vinculados à áreas de Preservação Permanente e de Proteção Ambiental (APP) no município.

De acordo com a propositura, parques constituem unidades de conservação, terrestres e/ou aquáticas, normalmente extensas, destinadas à proteção de áreas representativas de ecossistemas, podendo também ser áreas dotadas de atributos naturais ou paisagísticos notáveis, sítios geológicos de grande interesse científico, educacional, recreativo ou turístico, cuja finalidade é resguardar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos científicos, educacionais e recreativo. Assim, os parques são áreas destinadas para fins de conservação, pesquisa e turismo. Podem ser criados no âmbito nacional, estadual ou municipal, em terras de seu domínio, ou que devem ser desapropriadas para esse fim.

Nesses locais, os moradores poderão fazer caminhadas e outras atividades, e assim combater diversas doenças, dentre elas, hipertensão arterial, problemas cardíacos, entre outras. Além desses espaços, por se tratarem de áreas de preservação, servirem também para visitação escolar e estudos ambientais.

No Requerimento 378/2020 o pessebista cobra da Prefeitura informações sobre a colocação de placas de trânsito para evitar atropelamentos de animais silvestres. A medida visa atender solicitações de munícipes e leva em consideração o fato de que há diversos locais onde estradas municipais cortam matas e áreas verdes e de proteção ambiental e consequentemente por ali transitam animais silvestres que colocam em risco a vida e a colocação de placas indicativas com as devidas normas de trânsito informam e alertam os motoristas evitando-se dessa forma acidentes.

Já no Requerimento 380/2020 ele requer a implantação de redutores de velocidade, pintura e sinalização do solo e colocação de placas de limite de velocidade no trecho da avenida Luis Greco, cruzamento com a Rua Valdemar Gatti, no Monte Alegre. A medida visa atender a solicitações de munícipes devido ao índice de ocorrências de acidentes de trânsito e atropelamentos, no local.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia