Zé Coco recebe o presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas

O vereador e presidente da Câmara de Paulínia, José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PV), recebeu quinta-feira (22/08), o presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) Hélio Ribeiro, de Indaiatuba. Zé Coco é membro do Conselho Fiscal do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – biênio 2019/2020.

Da esq./dir.: Os presidentes Hélio Ribeiro, de Indaiatuba e Zé Coco, durante visita à Câmara de Paulínia – Prédio Ulysses Guimarães

Durante a visita, Zé Coco colocou o prédio do Poder Legislativo Paulinense à disposição do Parlamento Metropolitano. “Temos grandes desafios pela frente, um parlamento coeso tem papel importante e fundamental na evolução e transformações que nossa região tem e ainda vai registrar”, explicou Zé Coco.

Para finalizar à visita, o presidente paulinense elogiou o trabalho que está sendo feito à frente do Parlamento. ‘Hélio, sua indicação foi um consenso entre os representantes das 20 câmaras de vereadores da RMC, pelo belo trabalho que você realizou’, disse Zé.

“Nossas comissões têm se destacado pelo dinamismo dos trabalhos, deixo aqui o convite para que você, Zé, e todos representantes de todos os municípios estejam presentes em nossa reunião mensal, que acontecerá dia 13 de setembro, em Holambra”, lembra o presidente da associação do Parlamento.

O Parlamento Metropolitano é uma associação de presidentes das 20 Câmaras de Vereadores da RMC. Foi criado em 6 de abril de 2005 com o objetivo de promover integração administrativa, econômica e social dos municípios.

A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando a integração de planejamento em níveis municipal, microrregional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

Cidades que compõem o Parlamento Metropolitano
Fazem parte da Região Metropolitana as cidades de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

RMC em números
Considerado o reinado da tecnologia, a região metropolitana de Campinas tem a maior concentração de empresas de telecomunicações do País. É um dos mais importantes polos de pesquisa científica, e um terço da carga aérea do Brasil passa pela região.

Com área de 3,79 mil quilômetros quadrados e 3,224.443 milhões de habitantes, tem um aglomerado de contrastes, com problemas das grandes cidades, embora seja formada por municípios médios.

Mas situações especiais a aproxima dos países desenvolvidos em termos de qualidade de vida: 90% da população têm água tratada; 81% têm instalações sanitárias e 93,8% dos domicílios estão adequados quanto ao destino do lixo.

Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara de Paulínia