O vereador Zé Coco (PV) apresentou na oitava sessão ordinária (7/5), um requerimento pedindo ao Executivo informações junto aos órgãos ambientais competentes sobre o índice de poluição da cidade de Paulínia, bem como medidas que estão sendo tomadas para a contenção do aumento da mesma.
Zé Coco emendou que é preciso buscar soluções a curto, médio e longo prazo junto a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Polícia Ambiental para amenizar os problemas.
Vereador Zé Coco (PV)
“Apesar de alguns esforços e projetos nos últimos anos para redução dos índices de poluição em nossa cidade, a qualidade anda bastante comprometida, podendo ser percebida a olho nu pela sua cor acinzentada em alguns pontos da cidade. Há ainda a preocupação com as medidas compensatórias que entendemos que permaneçam em nosso município”, afirma o parlamentar.
O vereador ressaltou ainda que “um dos caminhos para conseguir esse êxito é explorar bastante a política de educação pela conscientização da preservação do meio ambiente, em especial os recursos naturais, que está cada vez mais escassa, primordial para a existência da vida”.
Caso Shell – Zé Coco lembrou do Caso Shell, que teve um desfecho triste para a cidade, deixando a herança de contaminação no solo, água e o pior em seres humanos. Milhões foram destinados a outros municípios sem que Paulínia tivesse a oportunidade de receber sequer um real. Ele também pontuou que os últimos acontecimentos com a Refinaria de Paulínia (Replan) trouxe à tona uma preocupação a todos com a questão ambiental.
Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia
O vereador Messias Brito (PL) sugere duas iniciativas na Câmara de Paulínia com foco na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) nos ambientes educacionais e culturais da cidade.
Ele propõe a criação de espaços prioritários para esse público em eventos e shows promovidos pelo município sob... read more
A Câmara de Paulínia aprovou nesta terça-feira (1º/4) proposta que reconhece a preferência de irmãos para matrícula na mesma escola da rede municipal.
Segundo o autor, vereador Alex Eduardo (PRTB), muitos pais relatam só terem conseguido vagas em unidades diferentes, separação que prejudica os laços familiares... read more
O vereador José Soares (Republicanos) indica implantar em Paulínia o programa “Emagrecer Certo”, com intuito de orientar e ofertar acompanhamento médico, visando alcançar melhor qualidade de vida e a prática da alimentação saudável.
Também é um modo de evitar que a população busque maneiras rápidas para... read more
O vereador Douglas Guarita (DC) sugere o projeto “Samuzinho” nas escolas de Paulínia, com noções básicas de primeiros socorros para crianças e adolescentes.
A ideia é oferecer oficinas lúdicas conduzidas por profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em conformidade com a Lei Lucas,... read more
O vereador Sargento Camargo (Republicanos) sugere instalar postos de atendimento da CPFL e Sabesp no Paço Municipal, visando centralizar esses serviços em um único local, facilitando o acesso da população aos serviços de energia elétrica e água.
Segundo Sargento, a proposta se faz importante devido às inúmeras... read more
O vereador Neco Vieira (PL) propõe projeto de desmembramento de terrenos urbanos com o objetivo de regularizar a situação fundiária na cidade, promover a inclusão social e melhorar a infraestrutura em Paulínia.
De acordo com ele, a iniciativa visa identificar terrenos subutilizados, elaborar um plano urbanístico... read more
O vereador Lucas Barros (DC) sugere criar UTI Neonatal, a ser implantada na estrutura do Hospital Municipal de Paulínia, para oferecer cuidados intensivos e suporte à vida de recém-nascidos em situação de risco, com complicações graves ou condições que ameacem sua sobrevivência.
Segundo Lucas, a UTI... read more
O vereador Juninho Lalupe (Republicanos) propõe a criação de uma Casa de Passagem e Acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade no município, com atendimento 24 horas.
O objetivo é garantir acolhimento digno a quem enfrenta violação de direitos e afastamento do núcleo familiar. O espaço... read more