Zé Coco sugere lei para criar sessões adaptadas de cinema aos autistas

O vereador Zé Coco (PSB) propõe projeto de lei para determinar que salas de cinema do município façam pelo menos uma sessão mensal destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, com luzes levemente acesas, volume de som mais baixo e entrada e saída liberada durante o filme.

As medidas simples poderiam ampliar o acesso de autistas e familiares à cultura e ao lazer, de acordo com a Indicação 1057/2021. Zé Coco diz que, no padrão mais comum das salas de cinema, muitas dessas pessoas têm dificuldades de frequentá-las.

Também na área da acessibilidade, o vereador propõe sinais sonoros no interior dos ônibus e nos principais pontos do transporte público de Paulínia, para melhorar o serviço às pessoas com deficiência visual.

Ele ainda sugere canal de atendimento de denúncias, 24 horas por dia, que fiscalize e aplique sanções legais nos casos de poluição sonora; revitalização do campo Santa Cecília, localizado na rua 13 de Maio; e manutenção das placas de gesso e de dutos do ar condicionado no Hospital Municipal.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia